quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Acidentes musicais

       Nós já conhecemos as 7 principais notas do nosso sistema musical. Agora, vamos conhecer mais 5 notas, totalizando 12 notas em nosso sistema musical.

       Vamos compreender primeiramente duas coisas:



- O que é tom?

       Tom equivale a 2 semitons.

- O que é semitom?

       Semitom é a menor distância entre duas notas. No caso, o semitom também é chamado de meio tom.

       Existem sinais, os quais indicam essas alterações entre as notas, eles são chamados de sinais de notas acidentadas, pois, eles indicam justamente essas 5 outras notas que ainda não vimos. Fica assim:

- Todas as vezes que o sinal # (chama-se sustenido) aparecer, ele indica que a nota deve ser elevada meio tom acima da nota marcada (Clique aqui para saber mais sobre o assunto)

- Todas as vezes que o sinal b (chama-se bemol) aparecer, ele indica que a nota deve ser abaixada em meio tom da nota marcada.

       Todas as vezes que estivermos subindo (Clique aqui para saber mais sobre o assunto), nós notaremos estas notas com o sinal de #. Como no exemplo abaixo:

C       D       E       F       G       A       B       C < Essas são as 7 principais notas que já vimos. Entre algumas delas surgem as outras 5, ficando assim:

C > C# > D > D# > E > F > F# > G > G# > A > A# > B > C

       Todas as vezes que estivermos descendo (Clique aqui para saber mais sobre o assunto), nós notaremos estas notas com o sinal de b. Como no exemplo abaixo:

C < Db < D < Eb < E < F < Gb < G < Ab < A < Bb < B < C

* Do E para o F "não existe" sustenido. Na verdade existe, logo, se o E for notado como E#, levando em consideração que o # indica que a nota deve ser elevada meio tom acima da nota marcada, e, a nota mais próxima do E é o F, o E# será o F. Essa mesma coisa acontece do B para o C, o B# é o C.

* Do C para o B "não existe" bemol. Na verdade existe, logo, se o C for notado como Cb, levando em consideração que o b indica que a nota deve ser abaixada meio tom da nota marcada e a nota mais próxima do C é o B, o Cb será o B. A mesma coisa acontece do F para o E, o Fb é o E.

       Logo, num contexto geral, veremos que existem notas que recebem dois nomes, esse fenômeno, na música, se chama: ENARMONIA, que nada mais é do que: Nomes diferentes dados para as mesmas coisas na música.

      A partir daqui temos uma escala, a qual chamamos, de: Escala cromática, tanto na ordem ascendente:

C > C# > D > D# > E > F > F# > G > G# > A > A# > B > C

       Como na descendente:

C < Db < D < Eb < E < F < Gb < G < Ab < A < Bb < B < C

Nenhum comentário:

Postar um comentário