sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Intervalos - Pt 1 - Diatônicos

       Para que possamos compreender os intervalos, é necessário dominar as regras de tom e semitom. Caso não tenha ainda esse domínio, procure obter, são coisas simples, mas de muita importância.

# = Indica que a nota é levada meio tom acima da nota marcada.
b = Indica que a nota é levada meio tom abaixo da nota marcada.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Partitura - pt 3 - Valores das figuras

       Para que as figuras possam ter valores, é preciso definir o tipo de compasso. Neste caso, usaremos sempre o 4/4.

Partitura - pt 2 - Fórmula de compasso

       Agora que já conhecemos as figuras, vamos entender como funciona os compassos


Partitura - Pt 1 - Figuras de ritmo/Figuras rítmicas

       A partitura é um sistema de notação musical, onde, as notas são representadas por figuras, as quais serão localizadas entre linhas e espaços. Conforme podemos ver abaixo:

Como usar o metrônomo?

*** Para entender o conteúdo abaixo será preciso um conhecimento sobre teoria musical sobre compassos e figuras rítmicas.

       O uso do metrônomo é de grande importância quando se fala em regrar o tempo da música. Não é raro encontrarmos pessoas, as quais, começam a música numa velocidade e terminam a mesma em outra, na maioria das vezes, mais rápido do que o normal. Isso acontece devido as sensações e emoções que sentimos na hora da apresentação, quando a música chega no momento do refrão, por exemplo, muitas pessoas pensam que a velocidade da música aumenta, porém, o tempo continua o mesmo.

Início à Escalas - Escala cromática

       A palavra Escala tem origem italiana, que significa: Escada.
       Ora, a escada serve para subir e descer de algo (Veja as propriedades do som), na música o mesmo acontece, quem já toca, ouve muito a frase: "Sobe um tom" ou "Desce um tom", etc. É justamente isso que vamos compreender neste post.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Acidentes musicais

       Nós já conhecemos as 7 principais notas do nosso sistema musical. Agora, vamos conhecer mais 5 notas, totalizando 12 notas em nosso sistema musical.

       Vamos compreender primeiramente duas coisas:

Notas e acordes... Qual a diferença?

       Muitas pessoas pensam que notas e acordes são as mesmas coisas. Mas, não!
       O acorde é a junção, ou seja, quando tocamos 3 ou mais notas ao mesmo tempo, dando sentido harmônico à canção ((Clique aqui para saber mais sobre as subdivisões da música). Já a nota ela pode soar sempre só. Quando se pede uma nota, quem a pede, pede somente a nota em questão.

Notas e Nomenclaturas - Noções de cifras

       Na música, cada nota, é representada por uma letra do nosso alfabeto. Para que possamos entendê-las e decorá-las, vamos colocá-las na ordem do nosso próprio alfabeto.

A = Lá
B = Si
C = Dó

Introdução à teoria musical

       Antes de entendermos o que é música. Vamos entender o seguinte:
- O que é som?
       Som é tudo aquilo que ouvimos, não importando o que seja, o som é o resultado de um choque entre dois corpos, os quais atingem nossa audição. O som possui 4 propriedades: